Laserterapia em Odontologia


O LASER é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas,portanto ,possui ação antiinflamatória, analgésica e bioestimulante.Atualmente devemos considera o LASER como um importante auxiliar terapêutico no Consultório Odontológico.Pode ser usado isoladamente ou como coadjuvante em diversos tratamentos.
Dentre as aplicações e indicações da LASERTERAPIA,podemos citar:

. Alívio da DOR: Promove o alívio de dores de diversas etiologias, de origem pulpar,dores nevrálgicas,em tecido mole,mialgias,dores de pré e pós-operatório.

.Reparação tecidual: Promove reparação tecidual mais rápida em casos de lesões traumáticas.

.Redução de edema ou inchaço: Indicado no pós -operatório de procedimentos cirúrgicos.

.Alívio da hipersensibilidade dentinária

.Paralisia Facial

.Herpes Labial

.Aftas

COMO O LASER PODE AJUDAR NA SUA SAÚDE BUCAL?

Hipersensibilidade dentinária

É uma dor aguda que afeta o dente diante de determinados estímulos como choque térmico (frio ou quente),alimentos ácidos ou doces,e pode ser causada por diferentes tipos de traumas como o excesso de força na escovação,uso de escovas com cerdas muito duras,traumas de oclusão, doença gengival, entre outras.A dor é o principal sintoma da sensibilidade e geralmente é de curta duração.Antes de qualquer tratamento, é preciso eliminar a possibilidade de cárie dental e infiltração de restaurações antigas.
O tratamento com o LASER é feito mediante uma sequência de irradiações que variam de 3 a 5 sessões.Este atua estimulando as células da polpa dental,promovendo uma vedação interna do dente e os sintomas na maioria dos pacientes desaparecem.

Herpes

É uma infecção causada pelo ”Vírus Herpes Simples”,caracterizada por lesões bolhosas repletas de liquido.Surge nos lábios,pele ao redor e interior da boca.Causa diversos transtornos devido ao aspecto das lesões , desconforto e dor. O portador com Herpes pode contaminar outras pessoas durante os episódios da doença. Os episódios ocorrem em decorrência da queda de imunidade do portador e os primeiros sintomas são coceira, ardência e dor na região oral. Normalmente cicatrizam em sete dias, mas podem durar até três semanas.O tratamento convencional medicamentoso pode ser feito com pomadas ou drogas antivirais sistêmicas.
O tratamento com LASER reduz a carga viral,acelera a cicatrização,alivia a dor e repara os tecidos traumatizados. A irradiação é feita por pelo menos três dias consecutivos e deve ser aplicado toda vez que as lesões aparecerem .O LASER auxilia na diminuição das ocorrências e pode ser usado também, de forma preventiva, (PROTOCOLO profilático) afim de evitar recorrências muito freqüentes.

Aftas

São úlceras com formato oval,normalmente esbranquiçadas,com bordas vermelhas e tamanhos variados.São mais comuns na língua,parte inerna dos lábios e gengiva. Não existe uma causa específica para o surgimento , porém alguns fatores como traumas causados pela escovação ou pelo uso de aparelhos ortodônticos podem desencadear o aparecimento das lesões.O principal sintoma causado pela afta é a dor e quando surgem em grande quantidade ou com alta freqüência dificultam a alimentação e até mesmo a fala.As lesões costumam desaparecer em até sete dias.
O tratamento com LASER alivia a dor e acelera o processo de cicatrização após a primeira aplicação.A quantidade de irradiações irá depender do aspecto e sintomatologia.

Mucosite

É uma inflamação que afeta a parte interna da boca e a região da garganta, caracterizada por úlceras dolorosas e feridas.Geralmente aparecem como efeito colateral causado pelo uso de drogas quimioterápicas,radioterapia,tratamento para transplante de medula óssea e queda do sistema imunológico.O perigo dos graus avançados de mucosite é a dor severa que dificulta a fala e a alimentação, o que pode piorar a condição de saúde geral do paciente.
O tratamento com LASER pode ser usado de forma preventiva antes de surgirem os sintomas e também para curar as lesões promovendo alívio das dores e inflamações.

DTM (Disfunção temporomandibular)

Qualquer pessoa pode ser afetada por essa disfunção. É mais comum em mulheres e pode ser afetada por indivíduos de todas as faixas etárias. A causas são inúmeras, dentre elas traumas, apertamento dental ,fatores emocionais e estresse.Os principais sintomas são dor e desconforto nos músculos da face,podendo estender até o pescoço e ombros,limitações no abrir e fechar da boca,estalos e ruídos ao falar ou se alimentar.
O tratamento com LASER não apresenta efeitos colaterais e não causa nenhum tipo de dano aos tecidos.Seu efeito analgésico e antiinflamatório visa melhorar a qualidade de vida e os sintomas relacionados a DTM sem o uso de medicamentos sistêmicos.O uso de dispositivo conhecido como Placa De Michigan pode potencializar o sucesso do tratamento.

Clareamento Dental

A crescente demanda por um sorriso branco e saudável, associada à introdução de novos materiais e técnicas,resultou em uma evolução significativa na Odontologia Estética. Dentre os tratamentos mais procurados pelos pacientes,o clareamento de dentes vitais realizados no Consultório-também chamado de clareamento assistido-tem sido amplamente utilizado e consiste na utilização de géis de peróxido de carbamida ou hidrogênio em alta concentração.A principal vantagem dessa técnica,são os significativos resultados alcançados em uma sessão de curta duração.

Contato

(47) 3322-4306 (47) 3037-1717

contato@odontoschiavon.com.br

Rua XV de Novembro, nº 750 s2 - Bairro Centro - Blumenau - SC